O Km Vertical mais antigo de Portugal, de acordo com as diretrizes internacionais da disciplina, teve lugar no passado dia 6 de setembro. Organizado pelo Clube de Montanha do Funchal, a oitava edição do Km Vertical do Fanal pontuou para a Taça da Madeira – Vertical e para o Troféu Regional de Clubes, contando com a participação efetiva de 130 atletas, igualando o recorde de 2016.
Vítor Jesus, atleta do clube organizador, voltou a conquistar a posição mais alta do pódio, realizando o percurso entre a Ribeira Funda e o Fanal, no concelho do Porto Moniz, em apenas 41m48s. Terminou a prova na frente do atleta do Clube Aventura da Madeira, Américo Caldeira, que fez apenas mais 11 segundos que o vencedor. Em terceiro lugar, e pelo 2º ano consecutivo, ficou a atleta feminina da Associação Cultural e Desportiva do Jardim da Serra, Joana Soares, desta vez ex-áqueo com o colega de equipa Francisco Freitas, ambos com o tempo de 42m45s.
Nos femininos, Cátia Fiqueli, do Clube Aventura da Madeira, conseguiu alcançar a segunda posição, com o tempo de 55m10s, e Luísa Freitas, do Clube Desportivo Escola de Santana, assegurou a terceira posição, cumprindo os 4 km de distância e os 1000m de desnível positivo em 55m49s.
Todos os resultados podem ser consultados
aqui.
O Clube de Montanha do Funchal agradece a todos quantos tornaram possível este evento, especialmente à Câmara Municipal do Porto Moniz, à Direção Regional do Desporto, à Associação da Madeira de Desporto para Todos e ainda às águas Atlântida, sem os quais não teria sido possível manter os níveis de qualidade e segurança nesta que é uma prova cada vez mais apetecível para atletas regionais, mas também nacionais e internacionais. Obrigado a todos os envolvidos!