Videoconferência “Doping e Instrumentalização do Desporto”
A FCMP esteve representada pelo seu técnico João Paulo Queirós na videoconferência subordinada ao tema “Doping e Instrumentalização do Desporto”, evento que decorreu de maneira online, durante os dias 15 e 22 de janeiro de 2021, num total de seis horas. Esta ação foi organizada pela Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM), com parceria das Escolas Superiores de Desporto do Porto, Viseu e Setúbal e foi integrada no Programa de Ações de Formação em Ética no Desporto 2020/2021, com o patrocínio do PNED.
A videoconferência foi moderada pela Dra. Carla Chicau Borrego, Coordenadora do Mestrado em Treino Desportivo da ESDRM, tendo vários intervenientes/formadores em representação da ADoP como foi o caso do seu Presidente, Dr. Manuel Brito, Dr. António Júlio Nunes, Diretor Executivo, Dra. Sofia Neves, responsável pelo Sistema de Localização e Dr. Carlos Soares, responsável pela Área de Formação e Informação.
Ao longo das duas sessões foram abordados vários temas, tais como: a apresentação das instituições de luta contra a dopagem; a contextualização teórica e conceito de doping; substâncias e métodos proibidos; as Autorizações de Utilização Terapêutica (AUT); os suplementos nutricionais; o desporto federado versus desporto recreativo; as consequências da dopagem, incluindo sanções, consequências para a saúde e sociais; o Programa Nacional Antidopagem; o Sistema de Localização, os procedimentos do controle de dopagem; o Passaporte Biológico; e os direitos e responsabilidades dos atletas e agentes desportivos.
Participaram no total das duas sessões 270 participantes, entre treinadores, técnicos de exercício físico, professores de educação física, profissionais de saúde, alunos, docentes e funcionários da Escola Superior de Desporto de Rio Maior.