Encontro Internacional de Escaladores do BMC 2016
O escalador Nuno Gonçalves, do Clube de Campismo e Caravanismo de Coimbra, foi o elemento escolhido para representar a FCMP no Encontro Internacional de Escalada, organizado pelo British Mountaineering Council na Escócia, de 24 a 31 de janeiro de 2016. Este encontro, que contou com a participação de 28 países, teve a sua base em Glenmore Lodge.
Segue-se o relatório elaborado por Nuno Gonçalves.
Relatório
De 24 a 31 de Janeiro participei no encontro BMC International Winter Climbing Meet 2016. No evento participaram 35 escaladores estrangeiros, assim como 35 escaladores locais, que formaram pares por duas vezes cada 3 dias, ficando todos alojados no Glenmore Lodge, um centro de treino da SportScotland (Agência Nacional do Desporto).
Em cada noite a organização do evento fazia um resumo das condições meteorológicas e riscos associados, ficando à decisão de cada par planear o dia seguinte.
Nos dias 25 e 26, as elevadas temperaturas que impediam a formação de gelo levaram-nos a fazer escalada em parede seca, no primeiro dia em Dunkeld (cerca de 100km a sul do Glenmore Lodge), e no segundo dia em Cummingston (cerca de 100km a norte do Glenmore Lodge).
No dia 27, a temperatura desceu o suficiente para permitir ter boas condições de neve e gelo e fomos para Cairngorms (a poucos minutos do Glenmore Lodge). Nesse dia, outro escalador estrangeiro juntou-se a nós porque o seu anfitrião local ausentou-se por doença. Nos Cairngorms fomos para a face Coire an Lochain, com uma aproximação de 2 horas a pé. Nesse dia escalámos a via Sidewinder de grau III, 4, na escala escocesa invernal.
No dia 28, já emparelhado com outro anfitrião, voltámos à face Coire an Lochain e fizemos mais duas vias mistas de dificuldade semelhante. Neste dia enfrentámos sempre ventos muito fortes, tento abandonado as zonas altas pelas 14 horas, quando já se sentiam ventos de 120km/h, e com previsão de pioria.
No dia 29, as previsões de ventos ainda mais fortes fizeram-nos decidir não sair. Nessa noite, fiz uma apresentação sobre a Serra da Estrela, com uma duração de 5-10 minutos. A apresentação centrou-se em identificar a localização da Serra da Estrela, a evolução anual das condições meteorológicas, os acessos de estrada (que em comparação com a maioria de outros locais no mundo são abundantes) e o exemplo de vias mistas e de gelo. A seguir à apresentação, seguiram-se algumas perguntas.
No dia 30, a acumulação de neve não permitia a saída dos carros do Glenmore Lodge, pelo que também não saímos para escalar.
O BMC publicou uma notícia sobre o encontro nesta ligação:
https://www.thebmc.co.uk/bmc-winter-international-meet-2016-report