Já estão abertas as inscrições para o Km Vertical do Fanal, prova que no dia 16 de outubro irá definir os Campeões Nacionais de Corrida Vertical.
O período de registo termina no próximo dia 7 de outubro e, por razões de ordem logística, foi estabelecido um limite de 250 inscrições para a prova que irá decorrer no concelho do Porto Moniz.
O Km Vertical do Fanal teve a sua estreia no ano de 2010, por iniciativa do antigo presidente do CMoF, Sidónio Freitas. Foi, assim, um novo desafio e também um complemento às poucas provas de trail running existentes nessa época na ilha da Madeira.
A partir do ano de 2013 as corridas denominadas Vertical Kilometer® foram oficialmente integradas nos calendários internacionais da ISF (International Skyrunning Federation).
Estas corridas consistem na ascensão de 1.000m de desnível positivo em menos de 5km de distância, no caso do KV do Fanal este desnível é atingido quando cumpridos os 3,98km da extensão da prova.
A prova desenrola-se na ponta Oeste da Ilha, no concelho do Porto Moniz, local de rara beleza que se destaca principalmente pelas suas piscinas naturais, mas também por uma floresta bem preservada como é a do local onde termina a prova, o Fanal.
O Fanal por seu lado guarda um rico património natural, onde se destaca sobretudo a grande concentração de Tis (Ocotea Foetens), árvores centenárias e de grande porte pertencentes à família das Lauráceas.
Do mar à serra, os atletas têm a partida localizada na pequena localidade da Ribeira Funda, aos 78 metros de altitude e vão concluir a prova aos 1.078 metros, cercados pela luxuriosa floresta Laurissilva do Fanal.
39’55’’ é o recorde conseguido na edição do ano passado por Ricardo Gouveia, atleta do Clube Aventura da Madeira. No setor feminino, o recorde pertence a Cristina Nascimento, também atleta do Clube Aventura da Madeira, com o tempo de 52’04’’.
Tudo a postos para mais uma edição do mais antigo Km Vertical português, venha daí!
Para a inscrição ou outras informações, consultar
http://kmverticaldofanal.com