Caminhada CIMO na Serra de Montejunto.
Esta serra é pertença, parte ao concelho de Alenquer e parte ao Concelho do Cadaval.
O CIMO vai proporcionar aos seus sócios e familiares, mais uma caminhada de grande qualidade na paisagem protegida da serra de Montejunto.
Nesta serra, a ocupação humana remonta ao Neolitico, nela podemos encontrar Grutas Necrópole e Castros.
No cimo da serra foi instalado o primeiro convento Dominicano em Portugal, no séc. XII. Também lá temos a ermida S. João Batista e da Senhora das Neves, ainda hoje perduram as romarias tradicionais, que vão de 24 de Junho a 5 de Agosto.
Na Quinta da Serra, foi construída em meados do seculo XVIII a Real Fabrica do Gelo que tinha como objectivo o fornecimento de gelo ás famílias importantes de Lisboa.
Para a nossa caminhada, o nosso ponto de início é no largo junto ao Centro de Interpretação Ambiental, ao lado do Parque de campismo, local onde se iniciam 2 pequenos percursos pedestres, um de 6 km e outro de cerca de 5 km.
Estes percursos têm uma enorme diversidade de flora, que varia desde a mata de castanheiros e pinheiros até á rasteira mata típica dos cumes das serras que são batidas pelos ventos.
Está previsto fazermos os dois percursos, uma vez que os mesmos se unem no ponto de início.
Para quem não estiver interessado ou se sinta com menos vontade, poderá fazer um só percurso, uma vez que estamos passando junto ao ponto de início.
O percurso embora esteja marcado em alguns caminhos térreos, também tem trilhos de maior dificuldade de progressão.
O primeiro PR tem algum desnível, havendo uma diferença de cota, cerca de 150m. O segundo PR tem um desnível menor.
Os percursos passam pelos pontos mais altos da serra que tem pontos de observação, oferecem vistas a 360º que atingem os limites da nossa capacidade visual.
Ler mais: http://www.cimo.pt/products/a02-4-2017-caminhada-montejunto-visita-as-instalacoes-da-forca-aerea-e-antiga-fabrica-do-gelo/