FCMP no Campeonato da Europa de Skyrunning
Em Val d’Isère, França, decorreu no passado dia 8 de julho o Campeonato da Europa de Skyrunning, na disciplina de Ultra, onde Portugal esteve representado pela FCMP e a sua Seleção Nacional.
O High Trail Vanoise, competição de 68 km e 5400 m de desnível positivo acumulado, teve a presença de atletas vindos de 22 países. Como esta competição contava também para a Taça do Mundo de Skyrunning (Migu Run Skyrunner® World Series), apenas 16 países lutaram pelas medalhas e pontos do Europeu.
Com duas desistências de última hora, por lesão e compromissos académicos, a seleção foi constituída por quatro atletas especialistas da disciplina: Leonardo Diogo (Clube Aventura da Madeira), Luis Fernandes (Ludens Clube de Machico), Nuno Silva (Parjovem) e Lúcia Franco (Associação Desportiva Galomar).
Luis Fernandes começou por ser o primeiro português na parte inicial da corrida, passando próximo do cume da Grande Motte (3653 m) em 15º lugar da geral, mas acompanhado pelo veterano Leonardo Diogo. Nuno Silva ia um pouco mais atrás, mas já distante do 10º lugar conquistado no ano passado nesta prova. Lúcia Franco começou com calma, visto que a subida a altitudes em que os portugueses não estão habituados a correr, poderia comprometer o resto da prova. Ainda teve um pequeno engano no percurso mas, na segunda metade da prova, recuperou 40 lugares na classificação geral. O Luis Fernandes perdeu algumas posições nas duas subidas seguintes à da Grande Motte, provavelmente devido ao forte calor que se fazia sentir, mas nas descidas mantinha a motivação e não perdia lugares. Não foi um dos melhores dias para o Nuno Silva. Não encontrou o ritmo do grupo da frente e perdeu alguma motivação. No entanto, resistiu estoicamente até ao final para dar pontos à equipa.
O que dizer do Leonardo Diogo? Com 50 anos continua a manter uma forma e motivação invejáveis. Para além de ter sido o melhor representante luso, alcançou o 14º lugar no Europeu e, indiscutivelmente, foi o melhor do escalão, deixando o 2º classificado a 1h40. Luis Fernandes foi 20º no Europeu e Nuno Silva o 36º, entre 122 atletas europeus classificados. Lúcia Franco alcançou a 15ª posição da geral europeia feminina, numa prova que considerou a mais dura em que já participou. Com os pontos amealhados nesta disciplina, Portugal está em 6º lugar na classificação europeia que, neste momento, contabiliza 16 países. Faltam agora as disciplinas de Sky e Km Vertical que terão lugar em Outubro.
A grande competitividade nas competições de Skyrunning está bem patente nas seis medalhas que foram entregues a seis países diferentes, tendo em conta os três primeiros da geral masculina e feminina. A Espanha levou de vencida o sector masculino com Luis Alberto Hernando, seguido do francês Aurélien Dunan-Pallaz e o russo Dmitry Mityaev, estes dois já bem conhecidos na Madeira por terem alcançado as mesmas posições na Ultra SkyMarathon® realizada em Santana no passado mês de junho. O sector feminino foi vencido pela holandesa Ragna Debats, seguida da sueca Mimmi Kotka e da checa Michaela Mertova.
Uma referência final para Vítor Jesus, campeão nacional de Km Vertical, que se juntou à Seleção para participar na sua 2ª prova do Vertical Kilometer World Circuit deste ano, o Km Vertical de Bellevarde, que teve lugar um dia antes do Campeonato da Europa de Skyrunning – Ultra, também em Val d’Isère. Este atleta teve um excelente comportamento, alcançando o 12º lugar da geral entre 67 classificados masculinos. A sua próxima competição deste circuito será o K3, que se realiza em Itália, no dia 29 de julho.
Os Campeonatos da Europa de Skyrunning são organizados de dois em dois anos. Em 2017, as três disciplinas em competição são acolhidas nos seguintes eventos:
ULTRA – 8 de julho - High Trail Vanoise - Val d’Isère, França
SKY – 7 de outubro - Gorbeia Suzien SkyMarathon® - País Basco, Espanha
VERTICAL – 13 de outubro - Vertical Kilometer® Grèste de la Mughéra - Limone sul Garda, Itália