Assembleia Geral da ISF em Andorra
A 10ª Assembleia Geral da Federação Internacional de Skyrunning teve lugar em 28 de julho de 2017, no Principado de Andorra, inserida no programa dos Campeonatos do Mundo de Skyrunning da Juventude.
Dois terços dos membros, diretamente ou por procuração, estiveram presentes na reunião, organizada pela Federação Andorrana de Montanhismo (FAM) no edifício do Turismo de La Massana. A assembleia foi presidida por Silvio Calvi, vice-presidente da ISF e Marino Giacometti, presidente da Federação Internacional.
A reunião contou com a presença do suíço Thomas Kähr, membro do conselho da UIAA (Federação Internacional de Escalada e Montanhismo), da qual a ISF é membro unitário. Kähr referiu que estava a participar num evento de Skyrunning pela primeira vez, expressando o seu apreço pelo espírito em que se baseiam as competições desta modalidade: "Somos uma família com o mesmo espírito e amor pelas montanhas", acrescentou.
Giacometti relatou as atividades de 2016, as quais incluíram os bem-sucedidos campeonatos do mundo de Skyrunning, realizados em Espanha, e os primeiros Campeonatos do Mundo de Skyrunning para a Juventude, que tiveram lugar em Itália. Também informou sobre o primeiro caso de dopagem encontrado pela ISF e a sua competente resolução, em associação com a Comissão Médica da UIAA.
Informou ainda sobre a expansão da Skyrunner® World Series e do Circuito Mundial de Quilómetro Vertical, gerido pela SkyMan SA, e a necessidade de abordar os Circuitos e Campeonatos Nacionais.
Um item importante na agenda que provocou discussão animada foi a revisão do Regulamento de Competições da ISF, relativamente à definição dos parâmetros na disciplina de Ultra. O consenso foi finalmente encontrado sobre a mudança proposta para limitar a distância entre 50 e 99 km, com uma subida vertical mínima de 3200 metros e um tempo máximo de 16 horas. Este limite foi recomendado pelo Dr. Sergio Giulio Roi, chefe da Comissão Médica da ISF, principalmente para evitar a privação do sono. O limite não só protege o bem-estar e a segurança dos participantes, mas também atua como uma linha de definição entre o Skyrunning e o Trail.
As contas para 2016 foram aprovadas pela assembleia, seguindo o relatório positivo dos auditores e as informações que foram transmitidas sobre a situação financeira para 2017. O orçamento de 2018 foi também aprovado.
Finalmente, foram admitidos dois novos membros nacionais, localizados em terras distantes: Tailândia e Afeganistão, destacando-se o importante papel do desporto, mesmo num país problemático.
Marino Giacometti, ISF President flanked by Chairman Silvio Calvi, VP and Thomas Kähr, UIAA Board Member at the 10th ISF General Assembly. ©iancorless.com / ISF