SEGUNDA MÃO DA PROVA DECORREU EM ODIVELAS NO VERTICAL WALL
André Neres e Oriana Brás vencem Taça de Portugal de Boulder
Os escaladores André Neres e Oriana Brás sagraram-se vencedores da Taça de Portugal de Boulder, cuja segunda mão decorreu sábado, em Odivelas, no rocódromo Vertical Wall.
André Neres dominou a segunda mão da prova, vencendo a classificação absoluta, resultado ao qual junta o terceiro lugar (primeiro federado) da primeira mão.
“Estou muito satisfeito por ter ganho e por ter melhorado o resultado da primeira mão, em que não me apresentei nas melhores condições. Só não fiz ‘top’ no terceiro bloco, no último movimento, mas tudo o resto me correu bem”, considerou André Neres, que agora coloca a mira no Campeonato Nacional de Boulder, o “Bloc Master”, no próximo fim-de-semana:
“Agora é continuar a ganhar”, avançou, sorridente, aquele que já conquistou, este ano, o título de campeão nacional de Dificuldade.
Hoje, no Vertical Wall, a vencedora absoluta da prova feminina foi, à imagem do que sucedeu na primeira mão, a norte-americana Briand Monteiro que, por questões de nacionalidade e por não ser federada, não pôde reclamar o título. Todavia, esse pormenor não lhe diminuiu o entusiasmo:
“Foi incrível! Adorei competir aqui hoje, apesar de, desta vez, me ter sentido muito nervosa. Na qualificação, caí e lesionei a canela, mas depois tudo acabou por correr bem, acho (risos).”
O balanço da competição foi amplamente positivo, quer do ponto de vista desportivo como organizativo, conforme sublinhou o presidente da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, João Queiroz:
“Foi com muita satisfação que assisti a esta prova. Vi excelentes atletas em Acão e, acima de tudo, pude apreciar e congratular-me com a forma impecável como o evento decorreu. É mais uma prova que o investimento que estamos a fazer na escalada está a dar frutos e estamos ansiosos para ver até onde nos levará, sobretudo no contexto olímpico em que esta modalidade se enquadrará já a partir de Tóquio 2020. Acima de tudo, é gratificante ver o empenho e a alegria com que os atletas se entregam a esta modalidade e isso é um estímulo para o trabalho da Federação.”
Amanhã terá lugar a segunda mão da Taça de Portugal de Boulder dedicada aos escalões juvenis, também no Rocódromo Vertical Wall.
Calendário Nacional de Escalada
(Séniores masculinos e femininos – a partir dos 20 anos)
Campeonato Nacional de Dificuldade
Complexo Desportivo Jamor, 15 de julho
Taça de Portugal de Boulder
- 1ª prova, Lisboa, 9 de setembro
Taça de Portugal de Boulder
- 2ª prova, Lisboa, 14 de outubro
Campeonato Nacional de Boulder
Lisboa, 21 de outubro
Taça de Portugal de Dificuldade
Carcavelos, 18 de novembro
Calendário de Escalada Juvenil*
Campeonato Nacional de Dificuldade
Complexo Desportivo do Jamor, 16 de julho
Taça de Portugal de Boulder
- 1ª prova, Lisboa, 10 de setembro
- 2ª prova, Lisboa, 15 de outubro
Campeonato Nacional de Boulder
Lisboa, 22 de outubro
Taça de Portugal de Dificuldade
Carcavelos, 19 de novembro
*Escalões etários
Benjamins- 6-7 anos
Benjamins B – 8-9 anos
Infantis – 10-11
Infantis B – 12-13
Iniciados – 14-15
Juvenis – 16-17
Juniores – 18-19