COMPETIÇÃO “BLOC MASTER 2017” TERÁ LUGAR SÁBADO NA FMH, EM LISBOA
Os melhores escaladores à procura do título nacional de Boulder
A Faculdade de Motricidade Humana, em Lisboa, foi o local escolhido para, este sábado, ser palco do Bloc Master 2017 – Campeonato Nacional de Boulder, prova de escalada na vertente Boulder (ou bloco), que sagra os campeões nacionais da especialidade.
Uma competição organizada pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP) que promete grande nível e competitividade, especialmente na prova feminina, com várias atletas em disputa cerrada pela vitória.
Nos homens, o favoritismo pende fortemente para André Neres. O campeão nacional de dificuldade e vencedor da Taça de Portugal de Boulder dominou o calendário competitivo até ao momento e procura, logicamente, juntar o Nacional de Boulder ao palmarés.
“O ideal seria ganhar e continuar um ano impecável”, assume Neres que, ainda assim, reconhece que há muito que não se sentia tão “ameaçado” como este ano:
“Há muitos anos que não sentia este nível de competição; temos miúdos fortes, como o Vasco Campos, e temos atletas estrangeiros, com escaladores que vêm de Espanha de propósito para competir nas provas da FCMP, e isto é bom porque me faz tremer um bocadinho mais e aplicar-me
para subir o nível e tornar-me um escalador melhor.”
Na prova feminina, a favorita ao título nacional é Rafaela Bastos, embora tenha forte oposição na prova por parte da portuguesa de origem ucraniana Olga Fedyuk e, sobretudo, da norte-americana Briand Monteiro.
Briand não poderá, por questões de nacionalidade, reclamar o título nacional, mas é grande candidata à vitória na prova. Olga é uma atleta que tem estado em grande plano em todas as competições nacionais até ao momento e que promete ser um dos nomes mais dominante da modalidade nos próximos anos.
A própria Rafaela Bastos, campeã nacional de dificuldade (vertente que assume como a sua favorita), reconhece que não terá vida fácil no Bloc Master 2017:
Acerca da estrutura em que terá lugar a prova, Rafaela Bastos só tem elogios: “É uma parede nova, com cerca de três anos com ângulos ajustáveis e que irá contribuir para um excelente espetáculo, com certeza.”
No domingo, também na FMH, será a vez dos escalões juvenis de escaladores da FCMP entrarem na disputa pelos títulos de campeões nacionais.
Calendário Nacional de Escalada
(Séniores masculinos e femininos – a partir dos 20 anos)
Campeonato Nacional de Dificuldade
Complexo Desportivo Jamor, 15 de julho
Taça de Portugal de Boulder
- 1ª prova, Lisboa, 9 de setembro
Taça de Portugal de Boulder
- 2ª prova, Lisboa, 14 de outubro
Campeonato Nacional de Boulder
Lisboa, 21 de outubro
Taça de Portugal de Dificuldade
Carcavelos, 18 de novembro
Calendário de Escalada Juvenil*
Campeonato Nacional de Dificuldade
Complexo Desportivo do Jamor, 16 de julho
Taça de Portugal de Boulder
- 1ª prova, Lisboa, 10 de setembro
- 2ª prova, Lisboa, 15 de outubro
Campeonato Nacional de Boulder
Lisboa, 22 de outubro
Taça de Portugal de Dificuldade
Carcavelos, 19 de novembro
*Escalões etários
Benjamins- 6-7 anos
Benjamins B – 8-9 anos
Infantis – 10-11
Infantis B – 12-13
Iniciados – 14-15
Juvenis – 16-17
Juniores – 18-19