Portugal em 5º lugar nos Europeus de Skyrunning
O Campeonato da Europa de Skyrunning terminou 2017 com a realização do Km Vertical Grèste de la Mughéra, competição realizada em Limone sul Garda (Itália), no dia 13 de outubro, e que contou com a participação da Seleção de Skyrunning para a disciplina. O evento contava também para a Circuito Mundial de Km Vertical.
A presença portuguesa contava com a participação de cinco atletas madeirenses, o que não é de espantar, visto que a maior parte dos Km Verticais em Portugal decorrem naquela ilha atlântica. Vitor Jesus (Clube de Montanha do Funchal), campeão nacional da disciplina em 2016, Bruno Silva (A.D.C. Jardim da Serra),
atual campeão nacional, Francisco Luis (Ludens Clube de Machico), vice-campeão nacional 2017, e Romeu Gouveia (C.M. Mouronho) foram os representantes no setor masculino. Em femininos, Cristina Nascimento (A.D.C. Jardim da Serra) e Carla Freitas (Clube Aventura da Madeira), respetivamente campeã e vice-campeã nacionais em 2017, defendiam as cores nacionais.
1080 metros de desnível, em apenas 3,2 Km de extensão, era o que esperava a Seleção portuguesa e mais 229 participantes nesta etapa noturna do Campeonato da Europa. Com uma partida em linha, este grande número de participantes fez com que os atletas tivessem de ser divididos em dois grupos à partida. Enquanto o primeiro grupo partiu às 18h00, o grupo da elite europeia saiu já com a noite a chegar, às 19h00, pelo que, excetuando os metros iniciais, a maior parte do percurso foi efetuado pelas seleções já de frontal ligado.
Num percurso técnico, com um desnível e precipícios acentuados, os representantes portugueses bateram-se como puderam contra os especialistas italianos (a jogar em casa) e outros atletas mais habituados a esta disciplina do Skyrunning. Romeu Gouveia voltou a brilhar entre a elite mundial alcançando um 24º lugar. A 35 segundos quedou-se Vitor Jesus, na 29ª posição da geral. No pódio dos portugueses ficou ainda Bruno Silva (a 1m32s do Vitor), em 42º, fechando as contas nacionais entre os homens, o Francisco Luis, no 73º lugar, a apenas 5 minutos do Bruno. Por estes tempos se pode ver a grande competição que existe no Km Vertical.
As contas portuguesas foram encerradas pela Carla Freitas que obteve a 26ª posição entre as senhoras. A Cristina Nascimento desistiu da prova após ressentir-se de uma lesão num pé.
Em termos europeus, as medalhas de ouro foram ganhas pelo italiano Philip Goetsch e pela francesa Christel Dewalle.
Após a realização deste evento, que foi o último a contar para o Campeonato da Europa de Skyrunning, o ranking de países ficou ordenado como mostra a tabela em baixo. Portugal, apesar de ultrapassar os húngaros que ficaram fora dos pontos no Km Vertical, foi ultrapassado pela Itália que “jogava em casa”, pelo que mantivemos o 5º lugar final entre todas as nações classificadas.
Como esta prova contava também para o Circuito Mundial de Km Vertical, destacam-se ainda as posições finais nesta competição dos portugueses: Vitor Jesus, em 23º lugar (148,4 pontos), Romeu Gouveia, em 48º (96 pontos) e Gonçalo Luis, 71º (68 pontos). No setor feminino Cristina Nascimento, em 30º lugar (88 pontos), Susana Lourenço, 48ª (62 pontos) e Olívia Sousa, 55ª (54 pontos).