Finalmente, após o encerramento de todos os processos de verificação das candidaturas, o calendário de Skyrunning 2018 ficou definido conforme está apresentado nos documentos em baixo. Dos treze eventos realizados em 2017, o calendário aumentou para vinte. Destaca-se o facto das provas que receberam os Campeonatos Nacionais terem deixado de contar para as respetivas Taças de Portugal e o Troféu Nacional da Juventude ter mais competições em todos os escalões. O escalão de Iniciados (14 e 15 anos) terá também as suas primeiras provas em 2018.
Desta forma, os atletas e clubes interessados nas competições de Skyrunning podem já começar a reservar algumas datas e a inscreverem-se nas primeiras provas da época.
Para figurarem nas classificações oficiais de Skyrunning em Portugal, qualquer atleta tem de ter a sua Licença Desportiva válida para 2018. Para quem pretende federar-se, deve consultar esta
página . Para consulta dos preços das Licenças e Seguros, clicar nesta
ligação e para escolher um clube onde pedir a Licença, a lista de filiadas na FCMP encontra-se
aqui. Se houver alguma associação que deseje filiar-se na FCMP, deverá seguir estas
indicações .
Para os atletas que pretendam vir a participar nos trabalhos das Seleções Nacionais de Skyrunning em 2018 (Campeonatos do Mundo Absolutos e de Jovens), não esquecer de consultar os Critérios de Seleção para as Competições Internacionais de Skyrunning 2018 (brevemente online).