André Neres e Briand Monteiro abriram as hostilidades na época de escalada da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP) vencendo a primeira mão da Taça de Portugal de Boulder que decorreu dia 21 de abril no Rocódromo de Lagoa, em Estômbar, Lagoa, no Algarve.
Para Neres, que dominou de forma absoluta a temporada de 2017 conquistando os campeonatos nacionais nas variantes de Dificuldade e Boulder e respetivas Taças de Portugal, este triunfo valeu também pelo estímulo de ver a concorrência dos mais jovens “apertar”.
“Para mim, as coisas tornam-se mais difíceis se o nível de dificuldade dos blocos estiver relativamente mais baixo. Felizmente para mim estava suficientemente exigente para ainda conseguir fazer a diferença, mas foi interessante ver os miúdos cada vez mais fortes, nomeadamente o João Castro e o Lourenço Preto, que estão cada vez mais próximos e a apertar cada vez mais”, confessou André Neres, esperança olímpica da FCMP para Tóquio 2020.
Em segundo e terceiro lugares classificaram-se, respetivamente, Nuno Monteiro e João Castro.
Entretanto, nas senhoras, a norte-americana Briand Monteiro venceu, seguida de perto por Madalena Casanova, um prodígio de apenas 12 anos.
Briand, que compete pelo segundo ano consecutivo em provas nacionais, mostrou-se impressionada pela evolução da concorrência, em especial das atletas mais jovens:
“Este ano tive muito mais dificuldades que o ano passado. Estou realmente impressionada com o salto que algumas das outras miúdas deram e muito entusiasmada com a possibilidade de fazer o resto da temporada em Portugal.”
Briand, engenheira de formação, é casada com o escalador luso-americano Nuno Monteiro, segundo classificado da competição masculina.
Nos segundo e terceiro postos da prova feminina ficaram Madalena Casanova e a brasileira Júlia Nogueira Oliveira.
Resultados:
Masculinos
1º André Neres
2º Nuno Monteiro
3º João Castro
4º Lourenço Preto
5º Rafael Guedes
6º Matias Souza
Femininos
1º Briand Monteiro
2º Madalena Casanova
3º Júlia Nogueira Oliveira
4º Mariana Abreu
5º Teresa Coimbra
6º Oriana Brás