SEGUNDA PROVA DA TAÇA DE PORTUGAL DE BOULDER (Alameda)
André Neres e Madalena Casanova vencem Taça em Lisboa
Os escaladores André Neres e Madalena Casanova venceram a segunda prova da Taça de Portugal de Boulder, realizada na Alameda, no âmbito do evento “Colorindo Lisboa”, que encerrou hoje ao fim de 15 dias de grande animação. Uma iniciativa coorganizada pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP), a Câmara Municipal de Lisboa e a empresa de alpinismo industrial Rkesa.
Neres, que já tinha vencido a primeira prova da Taça, que decorreu em Lagoa no mês de abril, ganha assim enorme vantagem na defesa do troféu que conquistou de forma indiscutível o ano passado.
Todavia, Neres não esteve tão dominador como é habitual. Algo que o próprio campeão nacional e esperança olímpica assumiu, justificando:“É verdade, acusei algum cansaço e tive alguma dificuldade com a humidade. Algumas presas estavam invulgarmente escorregadias.”
Quanto à posição privilegiada que leva para a revalidação do título de campeão da Taça, Neres relativizou: “Pessoalmente, interessa-me mais que a competição seja interessante divertida como foi hoje. Os boulders foram exigentes e os ‘route setters’ estão de parabéns pela forma como os equiparam. Agora, para a terceira e última etapa resta-me esperar, pelo menos, o mesmo.”
Na competição feminina, a jovem Madalena Casanova, de apenas 13 anos, confirmou o estatuto de grande promessa da modalidade, vencendo a prova face à concorrência apertada de Rafaela Bastos e Mariana Abreu, segunda e terceira classificadas, respetivamente.
“Foi uma prova muito divertida e exigente e estou muito feliz com esta vitória”, afirmou Madalena Casanova, acrescentando a propósito da circunstância de realizar esta etapa no meio de Lisboa e ao ar livre, algo invulgar numa prova de boulder, normalmente realizada ‘indoor’: “Foi muito giro poder competir no meio da cidade e poder mostrar às pessoas o que é a escalada e o boulder, em particular. Tivemos alguma dificuldade com a humidade, mas valeu muito a pena.”
Também o presidente da FCMP, João Queiroz, se congratulou com o estrondoso sucesso da iniciativa “Colorindo Lisboa” que culminou com esta etapa da Taça de Portugal: “Foi um grande espetáculo desportivo e uma demonstração da excelente parceria com a Câmara Municipal de Lisboa que tão bons frutos tem dado e que tem crescido e solidificado de forma robusta.”
Resultados:
Masculinos
1º André Neres
2º Pedro Pato
3º Lourenço Preto
4º Pedro Moita
5º Rafael Guedes
6º Frederico Bobone
Femininos
1º Madalena Casanova
2º Rafaela Bastos
3º Mariana Abreu
4º Catarina Silva
5º Jessica Reprezas
6º Oriana Brás