CAMPEONATO NACIONAL DE DIFICULDADE NO JAMOR
Os escaladores André Neres e Rafaela Bastos não quiseram abrir mão dos títulos nacionais de Dificuldade e revalidaram-nos, hoje, no Centro Desportivo Nacional do Jamor, culminando um dia de escalada com alguns dos melhores escaladores portugueses no Campeonato Nacional de Dificuldade.
Pese o domínio dos consagrados Neres e Rafaela, é de destacar a presença cada vez mais importante dos jovens escaladores da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP), nomeadamente, o juvenil Pedro Pato (16 anos), e a iniciada Madalena Casanova (13 anos), ambos a sagrarem-se vice-campeões e a dar provas do excelente trabalho que tem vindo a ser conduzido rumo ao pós-Tóquio 2020, edição dos Jogos que marcará a estreia olímpica da escalada.
André Neres, que hoje colecionou o 11º título nacional, congratulou-se mais com o sucesso da prova do que com o próprio título:“Foi um belo dia de escalada, um grande espetáculo. Infelizmente, não consegui encadear, falhei o último passo para o ‘top’, mas só mostra que as vias estavam bem feitas e o nível adequado. Também gostaria de dizer que esta prova marcou uma grande evolução relativamente ao ano passado em termos organizativos e abre grandes expectativas para o futuro.”
Na competição feminina, Rafaela Bastos assumiu alguma falta de treino, mas fez questão de destacar a forte concorrência do jovem prodígio Madalena Casanova: “Gostei do desafio, mas preciso de treinar e dar um maior desafio à Madalena que está super forte e promete dar cada vez mais luta em todas as provas.”
Pódios:
Masculinos
1º André Neres
2º Pedro Pato
3º Ricardo Belchior
Femininos
1º Rafaela Bastos
2º Madalena Casanova