Pedro Pato iguala recorde de André Neres
Com apenas 16 anos, encadeou uma via de grau de dificuldade 8 a
Pedro Pato encadeou a “Rampa dos Crocodilos”, no Portinho da Arrábida, uma via 8 a, igualando o feito de André Neres, que era, até agora, o mais jovem escalador de sempre a completar uma via deste grau. Para se ter noção da dimensão da proeza, o grau mais elevado escalado até hoje foi encadeado pelo checo Adam Ondra, um 9 c.
Acaba por não ser coincidência, pois Neres é uma forte influência para Pedro Pato, um dos maiores jovens talentos da escalada em Portugal. Ambos viajam frequentemente juntos e imediatamente antes do ataque à Rampa dos Crocodilos tinham estado a escalar em Espanha. Uma viagem a que Pato atribui muito do sucesso nesta aventura:
“Já tinha experimentado esta via e era um dos meus projetos para 2018. Queria fazê-la aos 15 anos e assim bater claramente o recorde do André. Entretanto, fui para Espanha e lá comemorei os 16 anos. No regresso, o André convidou-me para ir escalar com ele à Fenda, no Portinho da Arrábida. Em Espanha escalámos vias mais longas do que as que encontramos tipicamente por cá e senti-me mais forte e capaz de encadear a via, por isso tentámos...”
As condições, todavia, não prometiam sucesso, pelo que foi tudo ainda mais saboroso, conta Pedro Pato: “Tinha estado a chover no dia anterior pelo que escolhemos a Rampa dos Crocodilos basicamente por ser das poucas vias que estava seca. Mesmo assim, estava muito húmido e havia mesmo algumas presas muito molhadas, portanto nem sequer perto de boas condições. O André foi lá, limpou, colocou magnésio. Fiz uma tentativa e caí perto do último passo. Descansei, fui lá…e fiz. Foi o dia em que estava menos à espera de conseguir.” Pedro tinha 16 anos e 6 dias.
Uma jornada que ficará na memória do jovem escalador. “Fiquei no topo algum tempo, a tentar encontrar algum equilíbrio entre a felicidade e tudo o resto. Estava muita gente na falésia e conhecia-os a todos, pelo que vieram dar-me os parabéns. Foi sem dúvida um momento para recordar.”
Agora, com o 8 a no currículo, o que se segue?... “Gostava de fazer um 8 a+ ou um 8 b. Especificamente, há uma via que quero muito experimentar, na Atlântida, uma escola que o André [Neres] está a trabalhar e que se chama o guardador de rebanhos.”