Nos últimos anos, o problema da corrosão do equipamento de escalada tem sido uma preocupação para a Comissão de Segurança da UIAA (SafeCom). Os membros da Comissão e especialistas externos têm investido tempo e recursos significativos na recolha de dados de escaladores e na análise de amostras de ancoragens com defeito.
A UIAA coordenou recentemente esta análise para criar um mapa do Google de locais conhecidos com problemas de corrosão
link. Este mapa pretende ser apenas uma referência
para identificar áreas onde foram registados exemplos de corrosão. Foi preparado apenas como guia informativo, tendo por base os dados recebidos e avaliados. Não tem a intenção de ser uma referência completa e está sujeita a alterações não controladas pela UIAA.
Para apoiar a SafeCom na sua análise e ajudar a adicionar mais áreas no mapa, melhorando assim as informações disponíveis para os escaladores sobre as áreas perigosas ou potencialmente perigosas para escalar, um formulário dedicado está disponível para compartilhar informações sobre a corrosão ou ancoragens defeituosas
link.
Em particular, a SafeCom solicita apoio para a sua pesquisa nas seguintes áreas:
Degradação ambiental - Relacionada com a corrosão sob tensão e outros tipos de corrosão, a SafeCom está a trabalhar na revisão dos aspetos de degradação ambiental da Norma 123 para ancoragens em rocha. A SafeCom pretende exemplos de falhas de ancoragens em aço inoxidável. Se tiver amostras de ancoragens defeituosas (com fissuras e/ou corrosão, ou mesmo fissuras suspeitas) que tenham sido usadas em ambientes internos ou externos, a SafeCom está muito interessada em obter mais informações. E idealmente para examiná-las. Podem-se fornecer as informações através do formulário atrás indicado.
Ancoragens para reuniões- A SafeCom está a trabalhar na revisão da Norma para as ancoragens, em particular as ancoragens destinadas às reuniões, incluindo o modo de as testar e quais os níveis de resistência que devem apresentar. Estas ancoragens têm um grande interesse, porque geralmente incluem correntes ou elos com soldas ou outras ligações, o que pode aumentar o risco de corrosão. A SafeCom gostaria de saber como elas têm funcionado para incluir estes problemas na revisão.
Para obter mais informações sobre a corrosão de ancoragens em aço inoxidável, consultar o documento da UIAA sobre “Corrosion and Stress Corrosion Cracking Failure of Climbing Anchors”, produzido no final de 2015. O documento está disponível em inglês, francês e alemão.
Fonte: UIAA