Entre as diversas atividades integradas no 50º aniversário da Mountaineering Scotland, decorreu entre os dias 22 e 29 de Fevereiro um encontro internacional dedicado à escalada invernal na Escócia, com a participação de 55 escaladores de 23 países, entre os quais o Luis Fernandes Silva de Portugal, em representação da FCMP, que nos enviou o seguinte relato.
O local de partida foi Aviemore. Depois das formalidades de início e de um briefing seguido de jantar, na manhã seguinte, lá fomos, divididos em pequenos grupos, cada qual em direcção ao refúgio que seria a casa para os próximo dois dias.
O modelo escolhido para este encontro foi emparelhar cada convidado com um mesmo anfitrião para toda a duração da semana e depois formar pequenos grupos de cordadas que circularam por vários refúgios que serviram de base para as actividades em três zonas, Ben Nevis, Cairngorms e Glencoe.
Se havia o receio de as condições não estarem realmente invernais, esse receio dissipou-se logo no início. Esteve o melhor Inverno dos últimos anos, com muita neve, vento forte a muito forte, constante, temperaturas baixas, risco alto de avalanches... Enfim, Escócia no seu melhor!
A nossa cordada começou pela CIC Hut, completamente cheia com um grupo de 20, e de onde partíamos diariamente para vias como Minus 3 Gully, Waterfall Gully e o que estivesse em condições.
No terceiro dia, foi altura de mudar de refúgio e seguimos, já em grupo mais pequeno, para Glencoe, onde tivemos uma experiência bastante "atmosférica" na North Butress, do Buachaille Etive Mor.
Novo refúgio e novas vias algures no Cairngorms National Park, onde, por entre vento muito forte, bastante frio, muita neve e muito pouca visibilidade, lá se foi escalando. Foi um saborear intenso de condições verdadeiramente escocesas. Inesquecível!
E porque imagens valem por mil palavras...