Ester Alves e Manuel Faria são os primeiros campeões de Ultra SkyMarathon
Teve lugar no dia 6 de setembro o primeiro Campeonato Nacional de Ultra SkyMarathon. Esta competição baseia-se nas diretivas emanadas pela International Skyrunning Federation, instituição que considera uma corrida como Ultra SkyMarathon® se tiver mais de 50 km, um desnível positivo maior que 2500 metros e um tempo final para o vencedor entre 5 e 12 horas.
A Ultra SkyMarathon® Madeira (USM), corrida pedestre que teve lugar nos trilhos técnicos das montanhas da Pérola do Atlântico, contava com 59 km e 3300 metros de desnível positivo acumulado. A organização da prova esteve a cargo do Clube Aventura da Madeira, em parceria com a FCMP, e contou com a participação de 600 atletas, divididos pelas três provas integradas no evento.
Desta forma no passado sábado, pelas 6 horas da manhã, partiram 91 corredores para a prova mais exigente do programa, a qual saía da Câmara Municipal de Santana em direção ao primeiro posto de controlo localizado nas Queimadas. De seguida, os concorrentes continuavam a ascensão até à mais alta elevação da ilha, o Pico Ruivo (1861 m), passando junto ao Pico Canário, onde se deparavam inclusive com alguns passos de escalada (Grau II) no percurso. Daqui iniciavam a descida até ao Calhau de S. Jorge (km 33). Neste 6º ponto de controlo já liderava Manuel Faria, após o início fulgurante de Ricardo Gouveia e da excelente recuperação na descida por parte de André Rodrigues. Destes atletas que passaram pela liderança, o Ricardo acabaria por desistir, enquanto o André se queixava de alguma desidratação.
Manuel Faria conseguiria manter a sua posição, na subida às Queimadas e na descida que se seguia até Santana, não vacilando com os ataques dos atletas que o perseguiam, nomeadamente do seu colega de equipa Luís Fernandes e do atleta basco Unai Aramburu. Manuel Faria acabaria por cortar a meta com 6h27’46”, seguido de Luís Fernandes com 6h40’02” e Unai Aramburu com 6h42’54”. André Rodrigues conseguiria ainda segurar o 4º lugar.
No sector feminino, as conhecidas atletas Ester Alves e a espanhola Nerea Martinez, acabadas de regressar dos Alpes Franceses, onde tinham participado respetivamente no UTMB® (168 km e 8º lugar) e no TDS® (119 km e 3º lugar), dominaram os acontecimentos e levaram de vencida a respetiva categoria. A Ester venceu com o tempo final de 8h16’32’’ e a atleta espanhola com 8h53’29”. No 3º e 4º lugares ficaram as atletas Lúcia Franco e Olívia de Sousa com o tempo de 9h56’55”.
Quanto ao Campeonato Nacional de Ultra SkyMarathon®, o pódio ficou assim ordenado:
Masculinos: 1º Manuel Faria; 2º Luís Fernandes; 3º André Rodrigues.
Femininos: 1ª Ester Alves; 2ª Lúcia Franco; 3ª Olívia de Sousa.
Dos 91 participantes na prova principal, apenas 9 desistiram, o que se pode considerar excelente, dada a dureza do percurso. Todos os atletas estão de parabéns pela sua participação neste primeiro Campeonato Nacional de Ultra SkyMarathon®, bem como a organização e as dezenas de voluntários, dado que todos contribuíram para o sucesso do evento.
Ultra Skymarathon® Madeira 2014 - Video Oficial
Integradas também no evento, tiveram lugar outras duas provas, a Santana SkyTrail (SST), que decorreu ao mesmo tempo da USM mas que apresentava “apenas” 21 km de extensão e 800 metros de desnível positivo e o Mini SkyTrail Fura Bardos (MSTFB). Saindo de Santana, a SST prova passava pelas Queimadas, Cova da Roda e regressava à localidade de partida. Desta corrida saíram vencedores nos respetivos escalões Miguel Reis e Silva (1h39’41’’) e Joana Soares (1h57’45’’).
No domingo, ocorreu o Mini SkyTrail Fura Bardos, corrida/caminhada de 11 km, num percurso maioritariamente a descer, com os primeiros classificados a serem Carlos Nóbrega (47’00’’) e Vanessa Andrade (1h02’53’’). Este evento que pretendia promover o contacto com a natureza e o usufruto sustentável da floresta Laurissilva teve o apoio da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), associação que decidiu chamar a atenção para o projeto LIFE Fura-bardos, projeto este que promove a proteção da floresta Laurissilva e da ave de rapina conhecida como Fura-bardos.
O evento terminou com um almoço solidário a favor da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Santana.
Reportagem da RTP Madeira (a partir do minuto 6’45)