Campeonatos da Europa de Skyrunning
A FCMP esteve presente em Zegama, localidade Basca onde decorreu, no passado dia 17 de maio, o Campeonato da Europa de Skyrunning na disciplina de Sky.
A Maratona de Montanha Zegama-Aizkorri é um evento de referência entre as corridas de montanha, não só em Espanha, como em todo o mundo.
A sua dificuldade, 42 km e 5500 m de desnível acumulado, e o ambiente que rodeia esta prova pela “afición” do público basco faz com que seja um evento
ímpar que atrai qualquer corredor de montanha. Esta é uma prova de características vincadamente de Skyrunning. Por isso, para além de contar para as
Skyrunner National Series Spain-Andorra-Portugal, foi naturalmente escolhida para ser Campeonato da Europa da modalidade em 2015.
Quatro atletas federados, com provas dadas em corridas de montanha, obtiveram um pequeno apoio da federação, nomeadamente no processo de inscrições para este concorrido evento. Assim, Ester Alves (Desnível Positivo), Campeã Nacional de Ultra SkyMarathon® 2014; André Rodrigues (Clube Aventura da Madeira), 3º classificado no Campeonato Nacional de Ultra SkyMarathon® 2014; Miguel Reis e Silva (Clube de Montanha do Funchal), vencedor da Santana SkyRace® 2014 e Nuno Silva (Desnível Positivo), vencedor do Circuito Nacional de Ultra Trail 2014 da ATRP, representaram o país e as suas prestações não deslustraram entre a elite europeia, que é de nível mundial e inclui os especialistas bascos que tão bem conhecem o terreno. Nesta edição as condições meteorológicas não eram as mais atraentes, presenteando todos os atletas com chuva, lama e frio
Entre os 475 classificados na Zegama deste ano, o melhor português foi Nuno Silva que chegou no 45º lugar (com 4h32m17s) e foi seguido pelo Miguel Reis e Silva no lugar 67 (4h40m59s). A nossa única representante feminina, Ester Alves, ficou no 30º lugar da classificação feminina (6h05m41s). O André Rodrigues sofreu uma queda que o impediu de concluir a prova.
“E lá se foi o meu sonho. Foi interrompido aos 32k quando a Cruz Vermelha me obrigou a retirar, depois de me ter arrastado desde o km 23 até lá, devido a uma queda feia onde dei cabo das costelas. Vou ter de alterar por completo o calendário, tanto pela recuperação, como pela necessidade de conseguir vaga para o ano novamente. Mas estamos aí na luta. Quanto ao peito parece ser só magoado da pancada, o que impede inspiração profunda e alguns movimentos bruscos.” - afirmou o desalentado André, após a prova.
Nuno Silva referiu que “Zegama foi uma redescoberta de emoções, sensações e de paixões... Uma prova realmente única e especial. No próximo ano, voltamos para tirar outra foto... Y con más ganas! Como diz o Unai Santamaria: Si no vas a Zegama, no existes!"
Miguel Reis e Silva destacou “Mais uma Zegama inesquecível, quer pelo percurso, quer pelo ambiente. Queria melhorar o resultado do ano passado mas acabei por fazer mais 6 minutos. Músculos melhores mas ainda sem estar a 100%.” Ester Alves, a nossa única representante feminina, destacou os “42 km mágicos, técnicos, com chuva e muita, muita lama à mistura... Muita alegria humana.”
A próxima prova do Campeonato da Europa de Skyrunning, na disciplina de Ultra SkyMarathon®, vai ter lugar em Val d’Isére, nos Alpes franceses, no próximo dia 12 de julho, no Ice Trail Tarentaise (ITT), prova de 65 km e 5000 m de desnível positivo. A FCMP lá estará presente com uma Seleção constituída por Ester Alves (Desnível Positivo); Manuel Faria (ACD Jardim da Serra), Campeão Nacional de Ultra SkyMarathon® 2014; Luís Fernandes (Ludens Clube de Machico) Vice-campeão Nacional de Ultra SkyMarathon® 2014 e Leonardo Diogo (Clube Aventura da Madeira), único português presente no Ranking de ultra-maratonas da International Skyrunning Federation.