Seleção Jovem de Skyrunning conquista primeiras medalhas da modalidade para Portugal
A FCMP esteve presente no primeiro Campeonato do Mundo de Skyrunning destinado aos escalões jovens dos 16 aos 23 anos. Graças ao esforço da Abutres Trail Running School da Associação Abútrica, com o apoio da Câmara Municipal de Mirando do Corvo, que levou dois atletas – Juliana Oliveira (16 anos) e Cláudio Fernandes (18) –, aos quais se juntaram dois outros do Escaravelhos Team/Comissão de Melhoramentos de Mouronho – Romeu Gouveia (18) e João Patrício (20). Os quatro atletas foram acompanhados por dois técnicos e um outro jovem, futuro candidato a esta seleção.
Esta primeira edição dos Campeonatos do Mundo de Skyrunning para a Juventude teve lugar, de 29 a 31 de julho, na cidade italiana de Aquila, localizada na região de Abruzzo, no centro do país.
As competições tiveram início com o Km Vertical, prova de 3,5 km de extensão, mas com mil metros de desnível que chegavam aos 2000 metros de altitude. Esta competição foi ganha à geral pelo italiano Hannes Perkmann, com 35 minutos e 46 segundos, atleta de 23 anos com larga experiência nas competições de seniores. João Patrício fará 21 anos em 2016, por isso, foi incluído no escalão dos “mais velhos”, os Sub-23 masculinos (21 a 23 anos). Para a sua primeira experiência num Km Vertical ficou em 13º lugar. No escalão júnior, Youth B (18 a 20 anos), Romeu Gouveia ficou na 14ª posição e Cláudio Fernandes em 20º lugar. No escalão de juvenis femininos, Youth A (16 e 17 anos), a Juliana Oliveira ficou no 3º lugar, tendo conquistado a medalha de bronze.
Depois de um dia de descanso, a competição foi retomada com a “Gran Sasso SkyRace”, prova de 21,6 km, mas com um desnível positivo acumulado de 2226 metros. Mais habituados a este tipo de competições, os nossos jovens representantes melhoraram as prestações. João Patrício alcançou o 10º lugar no escalão Sub-23. Nos Juniores (Youth B), Romeu Gouveia foi o 11º e Cláudio Fernandes o 16º, enquanto a nossa benjamim, Juliana Oliveira, conquistou de novo a 3ª posição do escalão. Esta SkyRace® foi ganha pelo espanhol Nicolás Molina com o excelente tempo de 1h59’55, no escalão Youth A masculino, e por outro espanhol, Jan Margarit, no Youth B masculino, com 2h34’53. Nomes a reter para o futuro da modalidade. Refira-se que a competição dos mais jovens apresentava menos 5 km no total da distância.
No Combinado, classificação que junta os tempos do Km Vertical e da SkyRace®, as posições dos portugueses pouco se alteraram em relação aos resultados da prova mais longa. Apenas o Romeu Gouveia desceu para 12º, enquanto todos os outros mantiveram as classificações da SkyRace®. Como o pódio juvenil feminino se manteve inalterado, a Juliana conquistou a sua terceira medalha de bronze.
Desta forma, Portugal aparece na tabela de países que conquistaram medalhas neste primeiro mundial de Skyrunning da Juventude, quando a participação nem sequer estava prevista no início do ano. Com este sucesso e, para desenvolver o Skyrunning entre os jovens, está a ser equacionado, para 2017, um troféu da modalidade destinado às camadas mais jovens de “skyrunners”.
Pelos resultados alcançados e pela presença que se deve principalmente aos nossos quatro jovens representantes e aos seus apoiantes, a FCMP agradece a disponibilidade demonstrada por todos os envolvidos nesta representação internacional e continuará a contar com todos para o futuro do Skyrunning em Portugal.
Mais informação:
http://www.skyrunning.com/theyre-young-theyre-strong-theyre-tomorrows-skyrunning-champions/