© Pierre Raphoz
Com a presença de 3400 atletas de 47 países, decorreram em França, entre 27 e 29 de junho, na localidade alpina de Chamonix, os Campeonatos do Mundo de Skyrunning. Organizado pelo Club des Sports de Chamonix, o evento contava com várias corridas: Ultra SkyMarathon, Km Vertical, SkyMarathon e o Título para o Combinado. Nesta contam os melhores resultados obtidos por um atleta em duas disciplinas (KV e SKY).
Pela primeira vez, Portugal esteve representado com uma seleção organizada pela FCMP. Três atletas participaram nestes campeonatos, tendo cada um escolhido a prova em que estaria mais à vontade.
Leonardo Diogo, atleta do Clube Aventura da Madeira e 73º do Ranking Mundial de Ultra SkyMarathon em 2013, foi o primeiro a entrar em ação. Apesar de nunca ter pisado os terrenos próximos do Monte Branco, Leonardo apresentou os seus trunfos nos 80 km da Ultra SkyMarathon e, após 12h15’, foi recompensado com um 20º lugar final entre vários atletas de renome mundial na disciplina. Por outro lado, foi o 5º melhor do escalão V1 de veteranos masculinos a completar os 80 km desta corrida de ultra distância. O vencedor da prova foi o espanhol Luis-Alberto Hernando, o primeiro entre os 569 atletas que chegaram ao final. Entre as senhoras venceu a sueca Emelie Forsberg.
Na tarde do dia 27, enquanto os concorrentes chegavam à meta da Ultra SkyMarathon, outros preparavam-se para efetuar o desnível de 1000 m positivos entre a partida, no centro de Chamonix, e a chegada a Planpraz, a 2035 m de altitude. Gonçalo Silva foi o representante da FCMP neste Km Vertical. As distâncias mais curtas e rápidas não são a especialidade deste atleta. Contudo, vivendo na cidade que é considerada a capital do alpinismo, e dispondo apenas do tempo que os seus afazeres profissionais lhe permitiam, Gonçalo percorreu os 3,8 km do percurso em 1h02’, ficando em 280º (160º Sénior Masculino) num total de 401 atletas. O vencedor desta especialidade foi o espanhol Kilian Jornet e, no sector feminino, saiu vencedora a espanhola Laura Orgué-Vila.
No último dia dos Campeonatos teve lugar a SkyMarathon. Devido às adversas condições atmosféricas uma parte do percurso foi alterada, ficando a corrida com menos um quilómetro do que os 42 previstos e também menor desnível (apenas 2000 m positivos). Nesta prova, o atleta da FCMP, André Castro, alcançou o 52º lugar (41º entre 899 do escalão Sénior Masculino), com um tempo de 4h02’. Apesar de preferir distâncias mais longas, o André teve um desempenho exemplar, tendo em conta a concorrência de peso que se encontrava à partida. O vencedor voltou a ser o conhecido espanhol Kilian Jornet e, nas senhoras, triunfou a italiana Elisa Desco.
Para uma primeira vez em que a FCMP esteve presente num evento da Federação Internacional de Skyrunning, pode-se afirmar que o resultado é bastante positivo. Apesar da delegação não ser muito numerosa (apenas um atleta masculino em cada prova do campeonato), os resultados foram muito bons. No futuro, com melhor preparação das provas e apoios suficientes, as classificações melhorarão certamente. A FCMP continuará atenta aos resultados dos seus federados nas várias competições que têm como terreno de jogo a montanha e, em especial, as provas de Skyrunning realizadas no âmbito nacional e internacional.
De referir ainda que Portugal alcançou uma pontuação suficiente para alcançar o 25º lugar entre as 47 nações presentes nos Campeonato do Mundo.
Resultados relevantes
Ultra SkyMarathon (80 Km du Mont Blanc) - 569 Classificados
1º Luis-Alberto Hernando – FEDME (Espanha)
20º Leonardo Diogo – FCMP (Portugal)
25º Emelie Forsberg (Suécia)
Km Vertical - 401 Classificados
1º Kilian Jornet – Salomon (Espanha)
37º Laura Orgué-Vila – FEDME (Espanha)
170º Pedro Conde – Desnivel Positivo (Portugal)
280º Gonçalo Silva – FCMP (Portugal)
SkyMarathon (Marathon du Mont Blanc) - 2167 Classificados
1º Kilian Jornet – Salomon (Espanha)
26º Miguel Reis e Silva – Salomon Portugal (Portugal)
32º Elisa Desco – Team Scott/Agisco (Itália)
52º André Castro – FCMP (Portugal)
318º Pedro Conde – Desnivel Positivo (Portugal)
1509º Maria Devillaz-Basto (Portugal)
1772º José Pires (Portugal)