André Castro
Atletas da seleção de Skyrunning da FCMP voltaram a Chamonix
Os três atletas que participaram no final de junho nos
Campeonatos do Mundo de Skyrunning, em Chamonix, em representação da FCMP, regressaram à “capital berço do alpinismo” para participar nos eventos organizados pela associação Ultra-Trail du Mont Blanc, que não sendo um campeonato do mundo, tem pelo menos a aura para tal, pela atração que exerce a nível mundial e pela qualidade dos atletas presentes.
À mais conhecida prova de trail, o UTMB®, juntam-se neste momento mais quatro eventos que também não estão isentos de dificuldades e se desenrolam à volta da mais alta montanha da Europa Ocidental, o Monte Branco. No total, todas as provas contaram em 2014 com mais de 8.600 inscrições de 77 nacionalidades diferentes.
O primeiro a entrar em ação foi Gonçalo Silva (Clube Aventura da Madeira), técnico de escalada da FCMP, que, juntamente com Pedro Alves e o francês Gregoire Curmer, formou a única equipa com portugueses que participou na PTL® - Petite Trotte à Léon, prova não competitiva mas que tinha um tempo limite para efetuar. O nosso atleta percorreu com os seus companheiros os 295 km do percurso, com 27 mil metros de desnível positivo em 136 horas e 13 minutos, o 21º tempo entre as 58 equipas que lograram terminar a prova.
Gonçalo Silva (ao centro)
O segundo atleta a entrar em competição foi André Castro que escolheu a CCC®, corrida de 101 km e 6100 metros de ascensão, entre a localidade italiana de Courmayeur e Chamonix. A prestação do atleta do CIMO – Clube Ibérico de Montanhismo e Orientação foi exemplar, uma vez que foi o primeiro português a concluir a prova e num excelente 8º lugar (6º Sénior) entre 1423 atletas que terminaram. 12 horas e 51 minutos foi o tempo conseguido.
No UTMB®-Ultra-Trail du Mont Blanc, o evento mais conhecido, com 168 km e 9600 m de desnível positivo participou Leonardo Diogo. Este atleta do Clube Aventura da Madeira foi o 44º da classificação geral a chegar à meta, após 26 horas e 16 minutos de esforço, entre os 1578 que lograram terminar. Foi o terceiro português (13º Veterano 1), atrás dos reconhecidos Carlos Sá (8º) e Nuno Silva (12º).
Leonardo Diogo
Referência ainda para outro resultado relevante do federado João Nunes (Clube Aventura da Madeira), que percorreu os 119 km do percurso e 7250 m de desnível positivo da TDS®, em 19 horas e sete minutos, obtendo um honroso 38º lugar (2º português) entre 1076 classificados. Acrescente-se que este técnico de escalada da FCMP é o Diretor da
Ultra SkyMarathon da Madeira, que terá lugar já no próximo dia 6 de setembro.