FCMP REFORÇA APOSTA NA ESCALADA A CAMINHO DO PROJECTO OLÍMPICO
Taça de Portugal de Boulder
promete espetáculo de “alta intensidade”
Espetáculo, explosividade e alta intensidade. Estas são as palavras recorrentes no discurso dos melhores escaladores nacionais quando antecipam a Taça de Portugal de Boulder que terá lugar no Rocódromo Vertigo, em Lisboa, nos dias 9 e 10 de setembro. Uma organização da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP).
A “explosividade e alta intensidade” estão associadas à variante de Boulder, que João Pena, ex-campeão nacional e um dos candidatos à vitória na competição, descreve assim:
“Costumo dizer que o Boulder são os 100 metros da escalada enquanto a desportiva [dificuldade] é a maratona. O Boulder é um “sprint” em que em dois ou três metros damos tudo. O percurso pede movimentos de força explosiva com técnica.”
Características potenciadas pelas paredes utilizadas no Boulder, de até 4 metros, em que as quedas são amortecidas por colchões especiais, sem recurso a cordas de segurança.
Na Taça de Portugal de Boulder a espetacularidade é ainda maior, com a utilização de até 16 percursos em simultâneo, na fase de qualificação, que depois passam a quatro na fase final.
Ingredientes que, combinados, garantem um espetáculo desportivo ímpar e.…muita diversão, diz João Pena:
“A escalada teve um ‘boom’ gigante em todo o Mundo, especialmente o Boulder, que é mais cómodo e, porque é mais seguro, também é mais ‘democrático’. E muito divertido.”
Para a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal esta Taça tem grande importância, conforme explica o seu presidente João Queiroz:
“A Taça de Portugal de Boulder marca mais um passo fundamental na renovação da Escalada em Portugal. É um esforço que esta Direção, desde que tomou posse, tem vindo a fazer na reabilitação de uma modalidade que esteve um pouco esquecida no passado e que agora, com este calendário nacional renovado, tem tido uma adesão extraordinária e, acreditamos, também com a inclusão no programa olímpico, um futuro brilhante.”
Carlos Vieira, Diretor-geral da FCMP reforça esta perspetiva:
“Depois do sucesso do Campeonato Nacional de Dificuldade, esperamos que a Taça de Portugal de Boulder cimente este Calendário Nacional de Escalada como o melhor de sempre. Temos organização profissional, comunicação, equipamentos de grande qualidade, prémios monetários e, como sempre, grandes atletas que, esperamos, levem a escalada aos Jogos Olímpicos. Se não for em Tóquio, pelo menos, que se construam aqui as fundações de uma escalada nacional mais forte e que nos traga muitas alegrias.”
Calendário de Escalada
(Seniores masculinos e femininos – a partir dos 20 anos)
Campeonato Nacional de Dificuldade
Complexo Desportivo Jamor, 15 de julho
Taça de Portugal de Boulder
- 1ª prova, Lisboa, 9 de setembro
Taça de Portugal de Boulder
- 2ª prova, Lisboa, 14 de outubro
Campeonato Nacional de Boulder
Lisboa, 21 de Outubro
Taça de Portugal de Dificuldade
Carcavelos, 18 de novembro
Calendário de Escalada Juvenil*
Campeonato Nacional de Dificuldade
Complexo Desportivo do Jamor, 16 de julho
Taça de Portugal de Boulder
- 1ª prova, Lisboa, 10 de setembro
- 2ª prova, Lisboa, 15 de outubro
Campeonato Nacional de Boulder
Lisboa, 22 de outubro
Taça de Portugal de Dificuldade
Carcavelos, 19 de novembro
*Escalões etários
Benjamins- 6-7 anos
Benjamins B – 8-9 anos
Infantis – 10-11
Infantis B – 12-13
Iniciados – 14-15
Juvenis – 16-17
Juniores – 18-19