ESPETÁCULO DE ESCALADA NO ROCÓDROMO VERTIGO, EM LISBOA
Vasco Campos e Rafaela Bastos triunfam na primeira mão da Taça de Portugal de Boulder
A promessa de grande espetáculo foi cumprida hoje no Rocódromo Vertigo, em Lisboa, palco da primeira de duas provas que compõem a Taça de Portugal de Escalada, organizada pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.
Vasco Campos e Rafaela Bastos sagraram-se campeões desta primeira mão da Taça de Portugal, pese o facto de terem sido superados por dois estrangeiros que competiram a título individual, não-federado: Thiago Veloso, atleta luso-brasileiro, e Briand Monteiro, norte-americana.
O campeão nacional de dificuldade André Neres foi terceiro classificado masculino, enquanto a jovem Madalena Casanova, de apenas 11 anos, foi a grande surpresa ao classificar-se na terceira posição da geral.
Vasco Campos, também ele um jovem, de apenas 16 anos, deu mostras da sua satisfação ao arrecadar a “primeira metade” da Taça:
“Honestamente, estava à espera de passar à fase final pois tenho trabalhado muito para isto e sinto-me muito bem. Ultrapassei uma lesão nos dedos e estava confiante, mas daí a ter este resultado... estou muito satisfeito e espero continuar neste registo.”
Também Rafaela Bastos estava naturalmente satisfeita pela proeza, que se segue à conquista do Nacional de Dificuldade no Jamor, em julho:
“Está a ser uma excelente época e sinto-me muito contente com esta vitória. Agora é ver se consigo fazer ainda melhor na próxima etapa da Taça, que decide tudo. Fundamentalmente, diverti-me muito e tenho de dar os parabéns à organização e ao esforço que a Federação está a fazer com esta aposta na escalada.”
Quanto aos “outsiders” da Taça, começando pelo luso-brasileiro Thiago Veloso, a surpresa não poderia ser maior pelo resultado:
“É incrível. Fui para o último bloco em último e, felizmente, como nenhum dos outros cinco finalistas conseguiu fazer nada aí, e eu cheguei ao topo, deu para ganhar. Mas não estava mesmo nada à espera.”
Thiago Veloso é um fotógrafo e realizador especializado em escalada, que reside em Madrid e que agora pretende passar mais algum tempo em Portugal, a recolher imagens e a escalar.
História bem diversa tem a norte-americana Briand Monteiro. Originário do Estado do Utah, passou pela Califórnia onde conheceu o marido, americano luso-descendente e acabou por o acompanhar até Portugal. Competir na Taça de Portugal foi, assume, uma decisão de última hora:
“Sou engenheira de formação, embora atualmente esteja a trabalhar num bar. Gosto muito de escalar e faço-o nos Estados Unidos há vários anos, pelo que quando soube que ia realizar-se aqui esta prova, pedi folga para vir aqui. Mas nunca pensei que ia ganhar.”
Acerca de Portugal, a escaladora americana diz que “está a adorar” o país e não resiste a dizer em tom de brincadeira que está “a seguir as pisadas da Madonna”.
A segunda e decisiva mão da Taça de Portugal terá lugar dia 14 de outubro, no Vertical Wall, em Odivelas.
Calendário de Escalada altera data da prova
(Séniores masculinos e femininos – a partir dos 20 anos)
Campeonato Nacional de Dificuldade
Complexo Desportivo Jamor, 15 de julho
Taça de Portugal de Boulder
- 1ª prova, Lisboa, 9 de setembro
Taça de Portugal de Boulder
- 2ª prova, Lisboa, 14 de outubro
Campeonato Nacional de Boulder
Lisboa, 21 de Outubro
Taça de Portugal de Dificuldade
Carcavelos, 18 de novembro
Calendário de Escalada Juvenil*
Campeonato Nacional de Dificuldade
Complexo Desportivo do Jamor, 16 de julho
Taça de Portugal de Boulder
- 1ª prova, Lisboa, 10 de setembro
- 2ª prova, Lisboa, 15 de outubro
Campeonato Nacional de Boulder
Lisboa, 22 de outubro
Taça de Portugal de Dificuldade
Carcavelos, 19 de novembro
*Escalões etários
Benjamins- 6-7 anos
Benjamins B – 8-9 anos
Infantis – 10-11
Infantis B – 12-13
Iniciados – 14-15
Juvenis – 16-17
Juniores – 18-19