Frederico Silva nomeado Selecionador Nacional de Escalada
-Seleção orientada por Frederico Silva terá o primeiro “treino competitivo” já este fim-de-semana, durante a Taça de Espanha, na variante Boulder
Frederico Silva é o novo Selecionador Nacional de Escalada, responsável por coordenar e treinar os escaladores que representarão Portugal nas competições internacionais.
Antigo campeão nacional nas variantes Boulder e Dificuldade, internacional português e muito experiente equipador (técnico especializado na montagem de vias de escalada), a nomeação de Frederico Silva como Selecionador é o passo lógico da carreira, como reconhece o próprio:
“Dentro do panorama nacional, a escolha pareceu-me natural. Não serei a única pessoa com competências para o lugar, mas achei a nomeação normal pela minha experiência como equipador. É muito importante que a pessoa que esteja à frente da equipa esteja ligada ao ‘route setting’ [montagem de vias] e que possa transpor essa experiência para os exercícios de treino dos atletas.”
As ideias de Frederico Silva quanto à composição do grupo de trabalho que representará Portugal nas próximas competições estão bem definidas e passam pela conjugação entre a experiência de consagrados como André Neres, por exemplo, com os de jovens talentos que estão a despontar, casos de Vasco Campos (juvenil), Pedro Pato (iniciado) ou Madalena Casanova (infantil) e Teresa Coimbra (juvenil), por exemplo.
“A intenção é pegar nos novos valores que estão a aparecer, sem esquecer os atletas que há muitos anos são os melhores. Só assim conseguimos, mais do que resultados imediatos, que são importantes, uma sustentabilidade a longo prazo na Seleção e a própria evolução da modalidade”, explica Frederico Silva.
O novo Selecionador Nacional sublinha que não está “a inventar nada”, e que se limita a emular o que de melhor se faz lá fora:
“Estamos a criar um grupo de trabalho que treina junto, pelo menos, uma vez por semana para que os atletas possam evoluir juntos.”
Um esforço que é importante para não perder um comboio que, com a entrada da Escalada nos Jogos Olímpicos, já a partir de Tóquio 2020, conheceu uma grande aceleração, conforme imagem do próprio Frederico Silva:
“Os Jogos Olímpicos vão ser a locomotiva que vai acelerar a evolução da escalada. As coisas têm de evoluir e se não for agora, teremos muito mais dificuldades em apanhar esse comboio.”
A Seleção Nacional, liderada por Frederico Silva e em estreita colaboração com o treinador Pedro Alves, terá um primeiro teste competitivo durante a Taça de Espanha de Boulder, este fim-de-semana em Madrid, e integra os seguintes atletas:
André Neres; Vasco Campos; Pedro Pato; João Castro; Bernardo Castro, Mariana Abreu; Teresa Coimbra e Madalena Casanova.