A Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal esteve representada através da sua modalidade de escalada e do prestigiado clube Colégio dos Maristas, na 8ª Gala do Desporto de Cascais, cerimónia que contou com a presença de 400 elementos do universo desportivo do concelho, distribuídos por 25 clubes e 24 federações em 32 modalidades.
Números impressionantes se se tiver em conta que este ano a autarquia limitou o critério da homenagem a campeões nacionais das várias modalidades.
A Gala, organizada pela Câmara Municipal de Cascais, foi conduzida pelo presidente da autarquia, Carlos Carreiras, e foi abrilhantada pela presença de várias individualidades desportivas de dimensão internacional, casos do surfista Frederico Morais ou do internacional de futebol de praia, Madjer.
A Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal fez-se representar pelo seu vice-presidente Paulo Sousa, além de uma comitiva de campeões nacionais de escalada do Colégio Marista: Teresa Coimbra (campeã nacional dificuldade e boulder juvenis), Sara Ramos (campeã nacional dificuldade infantil B), Joana Silva (campeã nacional dificuldade boulder infantil A),
Miguel Brito (campeã nacional Dificuldade e Boulder infantil B), além dos técnicos Mariana Abreu e António Joaquim Ramos, carinhosamente conhecido por “Tó Quim” no mundo da escalada.
Tó Quim que se congratulou com a expressiva presença do Colégio Marista nesta 8ª Gala do Desporto de Cascais:
“Esta gala mostra bem a enorme vitalidade do Desporto no Concelho de Cascais. Desde 2011 que a escalada do Colégio Marista marca lugar entre os melhores do concelho e isso enche-me do maior orgulho. É, ao fim ao cabo, o corolário do trabalho diário, este convívio com atletas de elite como o vice-campeão mundial de râguebi de Sevens, António Vidinha,
o velejador campeão da Europa Bernardo Torres Pêgo, ou os surfistas Teresa Bonvalot e Frederico Morais, para citar apenas alguns nomes.”
Destaque entre os escaladores para a campeã nacional e vencedora da Taça de Portugal de Dificuldade absoluta, Teresa Coimbra. A jovem escaladora foi nomeada para a categoria de “Esperança Feminina”, que foi, todavia, ganha pela bodyboarder Teresa Padrela, campeã europeia open da modalidade com a Seleção Nacional.
Desde 2011, vários atletas do Colégio Marista foram homenageados pela Câmara Municipal de Cascais na sua Gala do Desporto:
5 nomeações: Mariana Abreu e Bernardo Castro
4 nomeações: Sara Ramos
3 nomeações: Pedro Monteiro e Pedro Martinho
2 nomeações: Duarte Pereira, João Matos, Teresa Coimbra e Gonçalo Monteiro
1 nomeação: Joana Silva, Miguel Brito, Lourenço Preto, Mariana Pestana Santos, João Margarido, António Neto, João Castro, Bela Castilhano e Guilherme Veríssimo.
Da esquerda para a direita: Mariana Abreu (treinadora adjunta), Paulo Sousa (vice-presidente da FCMP), Teresa Coimbra (campeã nacional dificuldade e boulder juvenis), Sara Ramos (campeã nacional dificuldade infantil B), Joana Silva (campeã nacional dificuldade boulder infantil A), Miguel Brito (campeã nacional Dificuldade e Boulder infantil B) e António Joaquim Ramos (Técnico principal do Colégio Marista).